sábado, 24 de dezembro de 2011

Instalação de complexos portuários ampliam os cursos na região

          

A região Norte do Estado do Rio de Janeiro está passando por um crescimento econômico, empreendimentos como o Complexo Portuário do Açu e o Complexo de Barra do Furado estão entre os investimentos que mais vão atrair empregos. Junto com a criação desses complexos a rede hoteleira, restaurante e imobiliária também cresce. Os empreendimentos já empregam profissionais locais, mas a maioria é mão de obra contratada de pessoas de outros estados, que estão mais capacitadas.

Investir em cursos profissionalizantes, tecnólogos e graduações ligadas as áreas de petróleo e construção civil acaba sendo o foco das instituições de ensino.
De acordo com o diretor geral da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Aníbal Wagner, para atender a esse mercado estão realizando uma pesquisa com as Prefeituras locais, como a de Campos, São João da Barra, Quissamã e Carapebus para saber que tipo de profissionais elas precisam para atender o crescimento econômico.“O resultado vai sair no final de janeiro, a partir de então vamos analisar os cursos que a região mais precisa no momento e implantar do campus da cidade. Para o início do próximo ano vamos começar com a graduação de Engenharia Civil e tecnólogo de Estética”, disse.
A universidade possui outros oito cursos, entre eles os de Administração, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas que já atendem a alguns cargos de empregos para os complexos. Todo ano 60 novos engenheiros de produção se formam na instituição. Segundo o diretor o foco desses novos profissionais e o dos alunos que procuram novos cursos são os empreendimentos locais, assim como a Petrobras e as empresas Offshore.
“O comércio de uma maneira geral está aquecido, novos hotéis, grandes redes de supermercado, restaurantes de culinária variada, tudo visando o crescimento. Mas ainda existe uma grande importação mão de obra. O mercado pede os melhores e para isso é preciso capacitar os profissionais da região”, ressaltou.
Aníbal ressalta ainda que para se adequar as exigências do mercado com novos cursos a universidades está passando por reestruturação acadêmica e nos laboratórios.
“A intenção é oferecer a cada ano um ou dois cursos para a capacitação profissional”, finalizou.
Para o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Luciano Henriques, os alunos procuram os cursos técnicos já pensando em trabalhar nos complexos logísticos da região.
“A procura pelo curso técnico de Logística aumentou quase 50% de um ano para o outro. Quando abrimos turmas, elas fecham muito rápido, antes mesmo de começarem as aulas”, disse.

Segundo o gerente vários alunos que fizeram os cursos já estão trabalhando no mercado de trabalho local.

“Um bom certificado pesa muito e todos os cursos técnicos do Senac duram um ano e oito meses”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário