quinta-feira, 15 de julho de 2010

O pré - Sal em Espirito Santos começa a produção

Petrobras inicia produção no pré-sal do Espírito Santo
Produção inicial será de 13 mil barris de petróleo por dia.
Serão adotadas tecnologias inéditas para essa operação.
Do G1, em São Paulo

Plataforma da Petrobras (Foto: Reprodução)
A Petrobras inicia nesta quinta-feira (15) a produção no pré-sal do Espírito Santo. O poço de Baleia Franca começará a produzir diariamente cerca de 13 mil barris de petróleo.
No entanto, a previsão da empresa é que a capacidade máxima seja ampliada para 20 mil barris por dia ainda neste ano. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro. A expectativa é que sejam produzidos 100 mil barris de óleo por dia e 1,35 milhão de metros cúbicos de gás natural.
De acordo com informações da Petrobras, serão adotadas tecnologias pioneiras, desenvolvidas especificamente para operar nas condições geológicas do pré-sal. Serão utilizados novos modelos de tubulações para o escoamento de petróleo que ligam o poço à plataforma - chamadas de risers flexíveis -, além de novas técnicas para colocar os poços em produção.

"O uso dessas tecnologias permite a melhoria da eficiência operacional e representa um novo passo no desenvolvimento dos reservatórios do pré-sal", disse a Petrobras em nota.
Segundo comunicado da empresa, a produção terá início por meio da conexão do Sistema Flutuante de Produção e Estocagem (FPSO, na sigla em inglês) Capixaba ao poço 6-BFR-1-ESS. Para aproveitar a oportunidade de antecipação de produção dos Campos de Cachalote e Baleia Franca, foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma, para viabilizar a instalação no Parque das Baleias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário